domingo, 9 de outubro de 2011

Personal Idade

Jacob escutou a seguinte frase: “Eu tenho a personalidade forte.” E logo se pos a pensar.
O que seria essa personalidade? Algum músculo da perna? Um tipo de segurança feminina? Alguma mulher famosa que fosse bem forte e musculosa?

Foi logo ao dicionário procurar uma definição: “Caráter essencial e exclusivo de uma pessoa”.

Tudo bem, Jacob entendeu com isso que seria mais ou menos como uma roupa que a pessoa vestia, porém, as pessoas não vestem a mesma roupa todos os dias, além de alterarem nas roupas comuns, ainda existem as fantasias.

Encontrou outro problema, se as roupas podem ser compradas em lojas... então existiria um quiosque de personalidades? Do tipo ‘Personalidade Infanto/Juvenil e Adulta’

Ele se interessou no assunto e decidiu aprofundar. Perguntou a seu pai como adquirir uma personalidade, pois queria uma bem forte, inteligente e bonita. Ouviu de seu pai que a personalidade poderia sim ser entendida como uma roupa, mas não ao pé da letra, mas como uma roupa que começou a ser produzida desde o nascimento da pessoa e vai se desenvolvendo e se ajustando na medida em que o sujeito vai crescendo.

Jacob não entendia como uma pessoa poderia usar apenas uma ‘roupa’, porém, logo se deparou com um novo termo – Personalidade Múltipla. Pronto, agora as coisas estavam começando a ficarem claras na cabeça dele. Realmente muitas pessoas usam mais de uma ‘roupa’ por diversos motivos diferentes, além de conseguir agora relacionar completamente as fantasias.

Ora muda-se por fuga, ora muda-se por traumas, ora muda-se por insegurança ou frustração, ora muda-se por mudar ou por habituar-se a mudar, ora até mesmo por questões patológicas.
Entendeu que cada roupa tinha toda a sua história, sua marca e sua particularidade, como se fossem papeis, personagens que quando assumem o controle ou o ‘palco’, comandam e se ‘exibem’. Mas essa troca seria consciente?

Jacob sentiu vontade de dormir e trocou sua personalidade de curioso pela de soneca.

Jonatas Pierre

Nenhum comentário:

Postar um comentário